terça-feira, 25 de novembro de 2008

Alunos do 1º e 2º anos curtem a primeira noite do Vitória Cine Vídeo

Muita alegria e animação marcaram a primeira noite do maior festival de cinema do Espírito Santo, o XV Vitória Cine Vídeo. Mesmo com muita chuva - que não deu trégua durante todo o dia 24, segunda-feira -, alunos das turmas do 1º e 2º anos do Ensino Médio, da Escola Sizenando Pechincha, na Serra, marcaram presença na festa da cultura audiovisual capixaba, que este ano acontece na Fábrica 747, em Vitória.

A ida ao Festival é uma das ações do projeto "'No escurinho do cinema': Imagem e escrita", do professor de Português Ériton Berçaco. Na noite de segunda-feira, 33 alunos - e seus respectivos guarda-chuvas - saíram da escola em direção ao bairro Jucutuquara, em Vitória, acompanhados pelo professor idealizador do projeto e pelos professores de Sociologia, Alex, e de Física, Álvaro. O projeto conta com o apoio de outros professores, da direção da escola e da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), que cedeu dois ônibus (um para segunda e outro para terça-feira) para que os alunos visitem o Festival.

Apesar do atraso de 1h para o início da sessão, os alunos ficaram empolgados com o que, para eles, foi novidade. Nenhum deles havia ido ao Festival que já está em sua 15ª edição. A aluna Kamila Santos Vieira, que levou uma câmera para registrar o momento com os amigos, disse que adorou o local e "a oportunidade de participar do festival". Muitos alunos foram clicados pela imprensa local. Alessandra e Anny (acima), Gerson e Joubert (abaixo), por exemplo, integram a galeria de fotos do site Gazetaonline.
O filme que marcou a noite, sem dúvida, foi "Os filmes que não fiz", do mineiro Gilberto Scarpa. O curta constitui-se de várias pequenas histórias (ou das sinopses de roteiros não filmados) que o 'diretor' idealizou, mas que não conseguiu produzir. Ao contar os filmes que não fez, ele acaba realizando-os. Interessante observar a peculiaridade do roteiro.

A próxima ação do Projeto no "'Escurinho do Cinema'"... é a produção de um texto crítico pelos alunos, sobre um dos curtas a que eles assistiram. Os melhores textos serão postados aqui no Blog e concorrerão no concurso de crítica do Jornal A Gazeta e Vitória Cine Vídeo.
Nosso projeto virou notícia: veja aqui

Nenhum comentário: