domingo, 9 de novembro de 2008

Projeto "No escurinho do cinema" aproxima alunos da arte audiovisual

Mais de 100 alunos que cursam o Ensino Médio na escola estadual Sizenando Pechincha, em Barcelona - Serra-ES - participam do projeto "'No escurinho do Cinema': Imagem e Escrita" e ficam mais próximos da chamada 'sétima arte': o cimena.

*O projeto, desenvolvido pelo professor de português Ériton Berçaco, tem o objetivo de apresentar aos alunos outro gênero textual, a crítica de cinema, por meio da qual pode-se escrever a partir da leitura de imagens. Com o avanço inquestionável da imagem sobre o texto escrito, não se pode ignorar a importância do diálogo com esta que é a mais representativa entre os suportes da arte contemporânea: a visualidade. O texto leva à imagem e esta retorna ao texto em constante diálogo. Os curtas 'Brilhantino' e 'Macabéia (fotos), de Ériton Berçaco e Erly Vieira Jr, respectivamente, são dois dos vídeos que integram o Projeto.
*
Estruturado a partir de estudos sobre dialogismo (Mikhail Bakhtin), imagem (Regis Debray) e ensino (Rubem Alves), o Projeto - que tem a colaboração de professores de outras disciplinas (Evandro - Português; Gircelene - Inglês; Elenita - História; Álvaro - Física; Rose - Artes; e Alex - Sociologia) - é desenvolvido em várias etapas durante os meses de outubro e novembro de 2008. Os alunos assistiram a curtas-metragens e escreveram sobre eles, com base em noções de realização cinematográfica: roteiro, fotografia, montagem, etc. Na próxima sexta, dia 14, terão uma palestra com o diretor de cinema e professor da Ufes, Erly Vieira Jr. No dia 17, segunda-feira, a música, tão importante para o cinema, dará o 'tom' harmônico numa apresentação do Coral ArcelorMittal, no pátio da escola, sob a regência do maestro Adolfo Alves da Silva Filho. Depois, nos dias 24 e 25, irão ao festival de cinema de Vitória (O 15º Vitória Cine Vídeo), para conferir na tela as recentes produções audiovisuais brasileiras. No dia 26, alunos do EJA (Educação para Jovens e Adultos) assitirão a um longa do cinema nacional na praia da Curva da Jurema, em Vitória - ação do projeto "Cinema na praia", do Vitória Cine Vídeo.

*Por fim, depois de assistirem aos filmes do Festival de Cinema, os alunos produzirão um texto crítico sobre um dos curtas. Os melhores textos irão para o concurso de crítica do Jornal A Gazeta (Caderno 2) e Vitória Cine Vídeo, e também serão postados aqui, no blog Cine Pechincha - sala 10. O melhor texto deste concurso será publicado no Caderno 2 do referido jornal.
*
Interdisciplinaridade
A importância das disciplinas envolvidas é justificada pelos seguintes motivos:

a) A Língua Portuguesa é a base para se estruturar um roteiro, por meio do qual o diretor conduz a narrativa fílmica. Além disso, muitos roteiros são inspirados em textos da Literatura.
b) O Inglês, língua hegemônica no mundo, é responsável - na maioria do casos de filmes legendados - por levar o filme a diversos idiomas e culturas. O questionável cinema industrial de Hollywood, por exemplo, se espalha pelo mundo por meio do idioma britânico.
c) A História, importante disciplina crítica dos processos de desenvolvimento do homem e de suas relações sociais, contribui com o olhar crítico sobre a obra filmada; de modo que podemos compreender a evolução de determinados conceitos se comparamos os diversos contextos históricos nos quais a narrativa de cinema está envolvida.
d) A Física estuda o som, a luz (imagem), dois dos principais elementos do cinema, que se faz por meio de imagem e som.
e) A Arte, importante disciplina dentro do Projeto, já que cinema é arte, contribui para que os alunos saibam um pouco mais sobre a importância das artes visuais e plásticas para o cinema. A Arte imprime visualidade e sentimento estético por meio de relevanes elementos da obra filmada, como o cenário, o figurino, a maquiagem, etc.
f) A Sociologia estuda o homem e suas relações sociais. Um olhar crítico e reflexivo sobre o homem retratado pelo cinema requer a perspectiva investigativa e questionadora das Ciências Sociais.
*
Além dos professores dessas disciplinas, o apoio da equipe pedagófica da escola (Ida - diretora; Margarete - pedagoga; e Olívia - coordenadora) é fundamental.

*Acompanhe o cronograma e desenvolvimento do Projeto
22 a 31-10
Aulas sobre crítica de cinema (texto argumentativo/dissertativo) e sobre conceitos de realização cinematográfica: filme/vídeo; curta/longa/média-metragem; ficção/documentário/animação; roteiro; direção; fotografia; montagem; direção de arte; figurino; trilha sonora. Pesquisas e aulas expositivas; observação e debates com base na exibição de curtas-metragens.

14 -11
Palestra com o diretor de cinema Erly Vieira Jr, professor da Ufes, mestre em cinema pela UFF, doutorando em cinema pela UFRJ; autor de alguns curtas vistos pelos alunos, um dos quais premiado no Festival de Gramado-RS (um dos principais festivais brasileiros de cinema). Audição e debate com o palestrante.

17-11
Apresentação interativa do Coral ArcelorMittal, regido pelo maestro Adolfo Alves da Silva Filho, no pátio da Escola, como meio de trazer a atmosfera da música, tão importante na narrativa do cinema.
24-11
Ida ao 15º Vitória Cine Vídeo, na Fábrica 747, em Jucutuquara.
Turmas: 1º H, 2º F e 2º G (55 alunos).

25-11
Ida ao 15º Vitória Cine Vídeo, na Fábrica 747, em Jucutuquara.
Turmas: 3º F e 3º G (60 alunos)

26 -11
Ida ao espaço montado na praia da Curva da Jurema, onde acontece o projeto “Cinema na Praia”, do Vitória Cine Vídeo. Turmas: EJA (45 alunos)

REFERÊNCIAS
Livros:
ALVES, Rubem. O desejo de ensinar e a arte de aprender. Campinas: Fundação Educar DPaschoal, 2004.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
DEBRAY, Regis. Vida e morte da imagem. Petrópolis: Vozes. 1994.
-
Curtas-metragens:
BERÇACO, Ériton. “Brilhantino”. In: DVD Revelando os Brasis. Vitória: Instituto Marlin Azul, 2008. Personas.
CUNHA, Uiara Maria Carneiro da. “Documentário sobre Chico Abelha”. In: DVD Revelando os Brasis. Vitória: Instituto Marlin Azul, 2008. Personas.
SANTOS, Jairo Teixeira dos. “Daqui nóis não arreda o pé”. In: DVD Revelando os Brasis. Vitória: Instituto Marlin Azul, 2008. Personas.
VIEIRA JR, Erly. “Grinalda”. In: DVD Algumas Estórias. Vitória, 2008.
______________. “Macabéia”. In: DVD Algumas Estórias. Vitória, 2008.
______________. “Saudosa”. In: DVD Algumas Estórias. Vitória, 2008.

Nenhum comentário: